Mensagem de Boas Vindas !

20171106 174048

                                                                  

 Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

O nosso site foi criado para ajudar os nossos compatriotas com informações úteis sobre os nossos serviços, sobre Portugal e sobre a França. O Consulado-Geral de Portugal em Lyon e os nossos funcionários estão disponíveis para servir a causa pública e ajudar os nossos compatriotas.

Como Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, gostaria de sublinhar o orgulho de representar Portugal junto das comunidades Portuguesas da região de Auvergne-Rhône-Alpes e da Bourgogne Franche Comté, uma área geográfica do tamanho de Portugal, com 250 a 280 mil compatriotas, milhares de famílias lusas, empresários e dezenas de Associações Portuguesas que trabalham e dignificam o nome do nosso país, com dedicação e competência !

Devemos salientar a importância da língua portuguesa e a sua riqueza no mundo, falada por mais de 273 milhões de pessoas em 9 países, que elevou os nossos poetas e os nossos escritores aos mais altos destinos da Humanidade, que enriqueceu o mundo ao longo da nossa História e da coragem e sacríficos de milhares de portugueses.

Devemos sublinhar a dimensão de Portugal e da Nação Portuguesa, do Povo Português e da nossa vocação universal, contribuindo para ligar os povos e a Humanidade nos mais diversos planos com a sua cultura, História e princípios e valores.

As nossas comunidades portuguesas no mundo são uma parte essencial de Portugal, nomeadamente as que residem em França, Reino Unido, Alemanha, Suiça, Luxemburgo, Venezuela, África do Sul, EUA, Canadá, por exemplo, somando quase 6 milhões de cidadãos portugueses (para além dos 10 milhões de cidadãos portugueses que residem em Portugal continental e ilhas Açores e Madeira).

A presença e conhecimento de Portugal no mundo passa naturalmente pelas nossas comunidades, que asseguram a importância de Portugal no mundo, reforçando a cultura portuguesa, as nossas tradições, a nossa língua, a nossa História e identidade nacional no mundo. E que contribuem com o seu trabalho e sacrifícios e inovação para melhorar e construir o mundo.  É com esse espírito de dedicação e serviço público que os funcionários do Consulado-Geral trabalham para bem da nossa Comunidade ! 

Luis Brito Câmara

Aproveitamos para pedir a todos que utilizem o AGENDAMENTO ONLINE para poderem tratar do que precisam no Consulado-Geral de Portugal em Lyon e no Consulado Honorário de Clermont-Ferrand

O AGENDAMENTO É OBRIGATÓRIO. OS UTENTES SEM MARCAÇÃO NÃO SERÃO ATENDIDOS.  

Para fazer o Agendamento Online para Clermont-Ferrand, é necessário fazer através deste site de Consulado-Geral de Portugal em Lyon, uma vez que o Consulado Honorário de Clermont-Ferrand depende de Lyon.  

https://agendamentosonline.mne.pt/AgendamentosOnline/index.jsf

O AGENDAMENTO ONLINE É GRATUITO E SIMPLES DE FAZER. SE O SISTEMA ESTIVER EM BAIXO, PODE-SE ENVIAR UM EMAIL A SOLICITAR O AGENDAMENTO (consulado.lyon@mne.pt) e para Clermont-Ferrand (clermontferrand@mne.pt)

  • O Agendamento é obrigatório (os utentes sem marcação não serão atendidos);
  • Quem tem marcação só terá acesso às instalações 10 minutos antes da hora agendada;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • É obrigatório a desinfeção das mãos à entrada (O Consulado põe à disposição gel desinfetante);
  • Só os menores ou pessoas que necessitam de assistência poderão ser acompanhados. Restantes acompanhantes terão que ficar no exterior das instalações.
  • Deverá ser mantida sempre a distância de segurança;

Atenção que o AGENDAMENTO ONLINE deste Consulado-Geral destina-se essencialmente a utentes/cidadãos portugueses que residam na nossa área de jurisdição da região Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne-Franche Comté, ou seja:

Área de jurisdição consular: 01 (Ain), 03 (Allier), 15 (Cantal), 19 (Corrèze), 21 (Côte d´Or), 23 (Creuse), 38 (Isère), 39 (Jura), 42 (Loire), 43 (Haute-Loire), 58 (Nièvre), 63 (Puy-de-Dôme), 69 (Rhône), 71 (Saône-et-Loire), 73 (Savoie), 74 (Haute-Savoie)

 

 

Mais notíciasNotícias

 

A partir de 01 de julho de 2021 e permitida a realização de viagens, por qualquer motivo, com destino a Portugal por viajantes providos de um Certificado Digital COVID da UE.

A apresentação de Certificado Digital COVID da UE dispensa a realização de testes para despistagem da infeção por SARS-CoV-2 por motivos de viagem.

Os menores de 12 anos estão dispensados da obrigação de se sujeitarem a testes de despistagem da infeção por SARS-CoV-2 relacionados com viagens.

Veja mais informações aqui

 

Obrigatoriedade de teste PCR ou antigénio negativo, com menos de 24 horas, para entrar em França

Vacinados estão dispensados.

No contexto do combate ao COVID19, o governo francês impôs aos viajantes  não vacinados  que pretendam entrar em à França, provenientes de Espanha e de Portugal, a obrigatoriedade de apresentação de um resultado negativo do teste PCR ou antigénio, com menos de 24 horas.

Viajantes com a vacinação completa estão dispensados.
A vacinação é considerada completa 14 dias após a última, ou única, dose (nos casos da vacina de dose única).

 

 

20210714 155516 14 juillet 3

 

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luis Brito Câmara, participou na Cerimónia do 14 Juillet na Place Bellecour às 11h30, com a presença do Maire de Lyon, o Préfet e todos os eleitos da região, para além das mais altas autoridades militares e o Corps Consulaire de Lyon.

A Cerimónia teve lugar não obstante a pandemia do Covid-19 e marcou o retomar de uma longa e honrosa tradição que comemora a Revolução Francesa de 1789 e que define a França, a sua História e valores, Como é habitual, houve um desfile militar, a entrega de comemorações e estava previsto o discurso das Altas Autoridades.

Nesta ocasião o Cônsul-Geral teve a honra de encontrar um dos dignos e ilustres membros da nossa Comunidade Portuguesa em Lyon, Senhor Marques, que é um antigo combatente da Légion Étrangére  e atual Presidente dos Antigos Combatentes da região Auvergne Rhône Alpes. O Cônsul-Geral sempre considerou que o Senhor Marques é um exemplo típico do Português que está em França, bem integrado, valente, dedicado, trabalhador, leal e exemplar para os franceses, dignificando o nome de Portugal e de todos os Portugueses da nossa Comunidade. 

 

 

 

20210712 111950 15

Teve lugar dia 9 de Julho, a convite do Presidente Philippe Carvalho, do Portugal Business Club (PBC) de Lyon, criado há 15 anos, o Jantar de Gala desta associação, que reuniu empresários, banqueiros, membros do PBC, o antigo Presidente do PBC Gil Martins e o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara.  

O Cônsul-Geral aproveitou para informar que deverá partir este verão de Lyon e sublinhar a importância que reveste o PBC para o tecido empresarial português em Lyon, ddesignadamente ao continuar a apoiar os empresários e empresas portuguesas na região bem como garantir o bom relacionamento com Portugal. Reconheceu que há muitas empresas portuguesas que não pertencem ao PBC, e aproveitou para as sudar a todas, mas reiterou que o PBC constitui uma plataforma crucial para o tecido empresarial de Lyon.

O Presidente do PBC, Philippe Carvalho, agradeceu todo o apoio recebido por parte do Cônsul-Geral desde a sua chegada a Lyon em 2017 e confirmou que as relações com todos os Cônsules-Gerais são essenciais para manter o PBC como uma das instituições de relevo para as empresas portuguesas, designadamente ao colaborar em iniciativas e parcerias. 

Os encontros e almoços do PBC têm como finalidade reunir empresários portugueses e franceses da região de Lyon a fim de permitir conhecerem-se, trocarem as suas experiências e alargar os seus contactos, contribuindo deste modo para ajudar as empresas portuguesas a instalarem-se neste região, por exemplo. O PBC contribui igualmente como plataforma de contactos e apoios para as empresas portuguesas ou ligadas a Portugal.

Quem quiser participar no próximo encontro poderá contactar o PBC através do seu site http://www.portuguesebusinessclub.com