Mensagem de Boas Vindas !

20171106 174048

Bem vindos ao site do Consulado Geral de Portugal em Lyon !

O nosso site foi criado para ajudar os nossos compatriotas com informações úteis sobre os nossos serviços, sobre Portugal e sobre a França. O Consulado-Geral de Portugal em Lyon e os nossos funcionários estão disponíveis para servir a causa pública e ajudar os nossos compatriotas.

Como Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, gostaria de sublinhar o orgulho de representar Portugal junto das comunidades Portuguesas da região de Auvergne-Rhône-Alpes e da Bourgogne Franche Comté, uma área geográfica do tamanho de Portugal, com 250 a 280 mil compatriotas, milhares de famílias lusas, empresários e dezenas de Associações Portuguesas que trabalham e dignificam o nome do nosso país, com dedicação e competência !

Devemos salientar a importância da língua portuguesa e a sua riqueza no mundo, falada por mais de 273 milhões de pessoas em 9 países, que elevou os nossos poetas e os nossos escritores aos mais altos destinos da Humanidade, que enriqueceu o mundo ao longo da nossa História e da coragem e sacríficos de milhares de portugueses.

Devemos sublinhar a dimensão de Portugal e da Nação Portuguesa, do Povo Português e da nossa vocação universal, contribuindo para ligar os povos e a Humanidade nos mais diversos planos com a sua cultura, História e princípios e valores.

As nossas comunidades portuguesas no mundo são uma parte essencial de Portugal, nomeadamente as que residem em França, Reino Unido, Alemanha, Suiça, Luxemburgo, Venezuela, África do Sul, EUA, Canadá, por exemplo, somando quase 6 milhões de cidadãos portugueses (para além dos 10 milhões de cidadãos portugueses que residem em Portugal continental e ilhas Açores e Madeira).

A presença e conhecimento de Portugal no mundo passa naturalmente pelas nossas comunidades, que asseguram a importância de Portugal no mundo, reforçando a cultura portuguesa, as nossas tradições, a nossa língua, a nossa História e identidade nacional no mundo. E que contribuem com o seu trabalho e sacrifícios e inovação para melhorar e construir o mundo.  É com esse espírito de dedicação e serviço público que os funcionários do Consulado-Geral trabalham para bem da nossa Comunidade ! 

Luis Brito Câmara

Aproveitamos para pedir a todos que utilizem o AGENDAMENTO ONLINE para poderem tratar do que precisam no Consulado !

O AGENDAMENTO ONLINE É GRATUITO E SIMPLES DE FAZER. SE O SISTEMA ESTIVER EM BAIXO, PODE.SE ENVIAR UM EMAIL A SOLICITAR O AGENDAMENTO (CONSULADO.LYON@MNE.PT)

  • O Agendamento é obrigatório (os utentes sem marcação não serão atendidos);
  • Quem tem marcação só terá acesso às instalações 10 minutos antes da hora agendada;
  • Uso obrigatório de máscara;
  • É obrigatório a desinfeção das mãos à entrada (O Consulado põe à disposição gel desinfetante);
  • Só os menores ou pessoas que necessitam de assistência poderão ser acompanhados. Restantes acompanhantes terão que ficar no exterior das instalações.
  • Deverá ser mantida sempre a distância de segurança;

Atenção que o AGENDAMENTO ONLINE deste Consulado-Geral destina-se essencialmente a utentes/cidadãos portugueses que residam na nossa área de jurisdição da região Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne-Franche Comté, ou seja:

Área de jurisdição consular: 01 (Ain), 03 (Allier), 15 (Cantal), 19 (Corrèze), 21 (Côte d´Or), 23 (Creuse), 38 (Isère), 39 (Jura), 42 (Loire), 43 (Haute-Loire), 58 (Nièvre), 63 (Puy-de-Dôme), 69 (Rhône), 71 (Saône-et-Loire), 73 (Savoie), 74 (Haute-Savoie)

 

 

Mais notíciasNotícias

 

20200324 210416 sema

 

No seguimento do recente anúncio das autoridades francesas respeitante à crise sanitária do COVID-19, a Embaixada de Portugal em Paris, em estreita coordenação com os Consulados-gerais em Paris, Lyon, Marselha, Bordéus, Estrasburgo e o Vice-Consulado em Toulouse, reitera o apelo aos Portugueses residentes em França para que cumpram as novas regras de confinamento e contribuam ativamente para o esforço global de combate à pandemia.

 

 

Em conformidade, recomenda-se que o recurso aos serviços presenciais dos diferentes postos consulares em França seja limitado ao estritamente necessário ou urgente, na observância dos constrangimentos estabelecidos para as deslocações, de modo a salvaguardar a saúde e bem-estar de todos, utentes e funcionários consulares.  

 

 

Sem prejuízo de eventuais novas medidas que possam vir a ser anunciadas ou uma evolução negativa da situação sanitária, a rede consular neste país continuará a funcionar sem alterações.

 

 

Jorge Torres Pereira

Embaixador de Portugal em França

20171106 174048

 

A fim de evitar uma deslocação física a este Consulado, contribuindo para diminuir o risco de contaminação Covid-19, informamos de que há assuntos que se tratam pelo correio através do "Consulado em Casa". 

Neste caso, pedimos a todos que utilizem o "CONSULADO EM CASA", que é um Serviço que possibilita aos nossos utentes obter diversos documentos sem necessidade de se deslocarem ao Consulado. É uma forma muito cómoda, pois permite receber os documentos pretendidos sem sair de casa. Todos os pedidos são tratados com a maior celeridade.

Veja a seguir quais os atos ou documentos que não exigem a sua presença no Consulado, bastando enviar pelo correio os documentos necessários e um cheque do montante respetivo para receber em casa o documento solicitado:

A informação dos documentos a enviar ao Consulado pode ser obtida:

  • neste site, nomeadamente nos formulários de pedido;
  • através do e-mail 
  • através do telefone                                   (Central de Atendimento) das 8h30 às 16 horas.

O pagamento dos atos ou documentos acima referidos deverá ser feito através de cheque bancário à ordem de "Consulat Portugal Lyon", a enviar juntamente com os documentos necessários ao processo.

Sendo variável o custo de alguns documentos ou atos, não é o mesmo mencionado no respetivo formulário. Solicita-se, pois, que antes de proceder ao envio do pedido, confirme o valor a pagar através dos contactos indicados. Se não enviar o montante exato, os documentos não poderão ser emitidos. O preço informado inclui o valor dos portes de correio.

Antes de enviar-nos o seu pedido, tenha em atenção o seguinte:
  • verifique se preencheu o formulário com todos os dados necessários;
  • no caso de pretender certidões, não esqueça de indicar:
  • o tipo de certidão que pretende (se de nascimento, de casamento ou de óbito);
  • se pretende em português, ou no modelo internacional que pode entregar diretamente às autoridades francesas;
  • quantas certidões pretende.
  • se escreveu corretamente e por completo os nomes, as datas e os locais;
  • se indicou o seu contacto, por email ou telefónico;
  • se juntou um cheque à ordem do Consulado, no valor do montante a pagar;
  • se juntou cópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.

 

 

Covid-19: viagens para Portugal – conselhos aos emigrantes

Com o objetivo de prestar informação aos emigrantes portugueses que quiserem viajar para Portugal, sugere-se leitura deste folheto.

Recomenda-se também a leitura atenta das Perguntas Frequentes (FAQ's) sobre as viagens para Portugal.

Recorda-se que o Ministério dos Negócios Estrangeiros dá apoio aos viajantes portugueses através do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia (+ 351 217 929 714 | + 351 961 706 472 | gec@mne.pt).

 

 

 

20171106 174048

 

Prologamento da validade do Cartão de Cidadão

Validade estendida até 31 de Março 2021


A validade dos Cartões de Cidadão caducados após 24 de fevereiro de 2020 é excepcionalmente prolongada até 31 de Março de 2021, nos termos do DL 87-A/2020, de 15 de outubro. Se fizer prova de marcação (rdv) após 31 de Março de 2021, o CC mantém-se válido além dessa data. Ver decçaração: DeclarationCCvalidite

La durée de validité des cartes d'identité portugaises (« Cartão de Cidadão ») périmées depuis le 24 février 2020 est exceptionnellement prolongée, jusqu'au 31 Mars 2021. Dès que le titulaire fait preuve d’un rendez-vous pour refaire le « Cartão do Cidadão », la validité est prolongée au-delà du 31 Mars 2021.