As inscrições para os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), a realizar nos dias 15 a 17 de dezembro deste ano, em Fátima, já se encontram disponíveis em www.encontrosdiaspora.pt .

Os ENCONTROS PNAID, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, apresentam um programa ambicioso em termos de temáticas a discutir e dinâmicas de aceleração de negócios e parcerias. Com um enfoque elevado no novo ciclo de fundos estruturais, Portugal 2030, contam com a presença de S.EXA o Ministro dos Negócios Estrangeiros e S.EXA a Ministra da Coesão Territorial na sessão de abertura. A sessão de encerramento terá as intervenções de S.EXA o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e de S.EXA a Secretária de Estado do desenvolvimento Regional.

 

Os temas a abordar são Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior. Em cada uma destas sessões temáticas teremos a apresentação de políticas e prioridades, oportunidades, financiamentos e exemplos práticos de investidores da diáspora. Estarão presentes membros do governo das áreas governativas relacionadas com estas temáticas.

 

Para além de diversos momentos de networking ao longo dos 3 dias e iniciando com a receção de boas-vindas no dia 15 dez., este programa apresenta como inovação a realização de diversas sessões dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios: (1) Ciência e Tecnologia: apresentação de projetos de investigação e start-ups tecnológicas promovidos por portugueses pelo mundo; (2) Investidores da Diáspora: Ideias e Negócios: apresentação de novos investimentos da diáspora; (3) Ecossistema empreendedor: apresentação de entidades de apoio ao empreendedorismo e investimento em Portugal; (4) Concurso de Ideias “O digital ao serviço da ecologia e inclusão dos jovens”; (5) Geminação e cooperação: diáspora e eleitos de origem portuguesa como ativos para o desenvolvimento e internacionalização dos territórios; (6) Importação e Exportação: apresentação de empresas nacionais que pretendem exportar e internacionalizar através da diáspora; (7) Talento Português: Recrutamento e gestão de talento na diáspora; (8) Territórios.PT: mostra de oportunidades de investimento em cada região do país.

 

A decorrer em simultâneo teremos uma exposição em dois espaços específicos "Ecossistema empreendedor" com entidades do ecossistema empreendedor nacional: incubadoras, agências de investimento, bancos, associação de consultores, Turismo de Portugal, IAPMEI, AICEP, StartUp Portugal, DRAP LVT, Programa Regressar, Rede Global da Diáspora; Balcão AMA: Empresa on-line e serviços de autenticação; e "Territórios.pt" com presença de municípios integrados em Comunidades Intermunicipais, estratégias de eficiência coletiva, polos e clusters bem como o Balcão Único do Prédio (BUPi). Decorrerá ainda uma mostra de produtos endógenos inovadores organizada pelas associações de desenvolvimento local.

 

Como eventos satélites teremos o Encontro europeu dos jovens lusodescendentes organizado pela Associação CapMagellan e Missões empresariais das Câmaras de Comércio e Indústria Portuguesas.

  • Partilhe