Realizou-se dia 29 Janeiro no Universidade Lyon II, em Bron, uma ação de Roadshow do Cap Magellan, com a Luciana Gouveia, com vista a promover a Língua Portuguesa e o Ensino Superior em Portugal, que contou com a presença do Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, da Leitora do Camões Cristina Gertrudes, do Conselheiro das Comunidades, Sr. Cardia Lima, e da equipa de Professores da Universidade, nomeadamente João Carlos Pereira.
Desde a sua fundação em novembro de 1991, a Cap Magellan desenvolve as suas acções em torno de dois eixos principais : a promoção da língua portuguesa, e o apoio aos jovens lusodescendentes nomeadamente em matéria de acompanhamento na procura de estágios, do primeiro emprego e de informações sobre apoios financeiros.
Com o objectivo de estar mais próximo dos jovens lusodescendentes, e sempre nessa preocupação de promover a língua portuguesa em França e responder às necessidades dos estudantes, a Cap Magellan propõe uma nova acção de terreno : LusoSup, um roadshow que passará por 3 universidades em 3 cidades abordando as temáticas dos estudos, da oferta do ensino superior em Portugal, da vida estudantil, das vantagens jovens, das profissões, do emprego.
Procura-se, com este evento, a valorização dos estudos e das formações ligados à língua portuguesa e em Portugal. Programas específicos para jovens lusófonos ou lusodescendentes serão igualmente apresentados por instituições públicas ou privadas. Um foco foi feito sobre o contingente especial de 7% reservado a lusodescendentes no acesso ao ensino superior em Portugal. Isto com a presença de instituições ligadas ao ensino, ao emprego, e à juventude, de Portugal, de França e da Europa, que vêm propor as suas soluções aos jovens estudantes lusodescendentes ou lusófonos.
O Roadshow é obviamente acessível aos estudantes europeus e a toda a universidade.
Este evento pretendeu lançar um ponto de passagem obrigatório para todos os lusodescendentes que desejem aperfeiçoar a sua reflexão sobre o seu futuro explorando as vantagens da sua lusodescendência. É igualmente a (re)descoberta de Portugal e da língua portuguesa como uma solução tanto profissional quanto pessoal.
As diferentes datas do Roadshow LusoSup são:
- Bordéus: Segunda-feira 27 de Janeiro de 2020: presença na Universidade Sciences Po Bordeaux (Hall da universidade - Institution Sciences Po Bordeaux - 11 Allée Ausone, 33600 Pessac)
- Lyon: Quarta-feira 29 de Janeiro de 2020: presença na Universidade Lumière Lyon II (Hall da universidade - Université Lumière Lyon II, 86 Rue Pasteur, 69007 Lyon)
- Paris: De sexta-feira 31 de Janeiro de 2020 a domingo 2 de Fevereiro de 2020: presença na Feira do Estudante no Parc das Expositions, em Paris (Feira de estudantes clássica, 65.000 estudantes, presença num Stand)
O Cônsul-Geral aproveitou para relavar a importância da Língua Portuguesa no mundo, uma das Línguas mais faladas no mundo (quase 300 milhões de pessoas em 7 países: Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Timor-Lorosae) e com quase 6 milhões de Portugueses no estrangeiro. Para além da riqueza cultural e literária do Português e de constituir um elemento fundamnetal na identidade nacional de Portugal, sublinhou a sua importância como instrumento de trabalho e no mundo profissional. Neste contexto, recordou por exemplo, que existem inúmeras empresas francesas que desejam instalar-se em Portugal e noutros países de Língua oficial Portuguesa e que necessitam de trabalhadores que falem a nossa Língua.