Rede Escolar Portuguesa e Universitária na

região Auvergne Rhône-Alpes

Os cursos de português para alunos do 1° ciclo (EILE e ELVE) têm lugar no seio de escolas públicas francesas. Existem também três secções internacionais (http://www.epefrance.org/menu/seccoes-internacionais-portuguesas/): duas em Grenoble e outra em Lyon. Qualquer destas secções tem alunos do 1° ciclo ao 12° ano.

  • Cité Scolaire Internationale Europole – Grenoble
  • École Élémentaire Anthoard –Grenoble
  • Cité Scolaire Internationale - Lyon

A página http://www.epefrance.org/menu/aprender-portugues-em-franca/ tem informação sobre as escolas dos vários níveis de ensino onde se aprende português.

 Universidades

Existe um protocolo com a Universidade Lumière Lyon 2, com um Centro de Língua Portuguesa nessa universidade.

Existe um Grupo de Estudos Portugueses na Universidade Jean Monnet em St. Étienne, com uma Docente de Português contratada e um Leitor do Camões -Instituto da Cooperação e da Língua. O Leitorado e o Grupo de Estudos de Português da Universidade Jean Monnet de Saint-Étiennne trabalha o ensino da língua portuguesa e cultura lusófona, abordando áreas como a linguística, a história, a política, a tradução, a linguagem comercial, entre outras. 

As aulas desenrolam-se em diferentes formações/graduações:

  • Licenciatura em Línguas Estrangeiras Aplicadas Inglês-Português;
  • Português como opção da Licenciatura em Línguas e Culturas Estrangeiras variante Espanhol, mestrado (primeiro e segundo anos) em Relações Comerciais Internacionais; mestrado em Patri-Lang (Património e Línguas); mestrado em DYCLAM/Master Mundos Macland.

Além do trabalho efetuado em aula, realizam também ao longo do ano letivo um conjunto de atividades culturais apoiadas pelo Instituto Camões que visam promover e difundir a cultura lusófona nesta região.

Université Lumière Lyon 2

A l´Université Lumière Lyon 2, le portugais est accessible aux étudiantsdébutants quelle que soit la filière choisie.

Licences

Licence Lettres et Langues

LLCER portugais

Licence Lettres et Langues

LLCER portugais-espagnol

Licence LEA portugais-espagnol

Licence LEA anglais-portugais

Masters

MASTER Recherche études lusophones

MASTER Professionnel traduction et édition critique spécialité portugais

MASTER Commerce International- portugais

MASTER LEA anglais-portugais

Double diplome d’études lusophones avec l’université Fédérale du Paraná (Brésil) ou l’université Nova de Lisbonne (Portugal)

Doctorat d’Études Ibériques et Méditerranéennes (Portugais)

Certification CLES

Vous pouvez également choisir le portugais en U.E. transversale (du niveau Al au niveau B2 du Cadre Européen Commun de Référence) et préparer la certification CLES 1 ou CLES 2.

Étudier le portugaisà l'Université Lumière Lyon 2, c'est:

  • L'opportunité de découvrir cette langue et la variété des cultures des pays de langue officielle portugaise et/ou d'approfondir ses connaissances linguistiques et culturelles par 1'étude des littératures et civilisations du mon­de lusophone ;
  • L'avantage de bénéficier de bonnes conditions d'études grâce aux salles multimédia de la Faculté des Langues de l’Université, de1'Institut d'Études Brésiliennes et du Centre de Langue Portugaise / Camões P.
  • La possibilité de voyager en choisissant de faire une année d'études dans les Universités partenaires au Brésil ou au Portugal;

Caracterização das áreas de estudos em Português na Universidade Lumière Lyon 2:

Português é variante em duas licenciaturas:

- LLCER (Línguas, literaturas e culturas estrangeiras e regionais), percurso virado para o ensino e a formação e também para profissões que necessitem de uma sólida componente identitária- tradução, documentação, turismo, tradução literária).

- LEA (Línguas Estrangeiras Aplicadas), percurso que forma os estudantes para o domínio técnico, jurídico e comercial das línguas, com uma forte componente de prática de tradução).

Português é oferecido até ao nível C1 no Centro de Línguas de Lyon 2

Mestrado

- Estudos Lusófonos (no departamento de Estudos do Mundo Hispanófono e Lusófono) com possibilidade de obtenção de duplo diploma nas universidades Nova de Lisboa ou Federal do Paraná;

- Tradução e Edição Crítica – especialidade de Português (no departamento de LEA)

- Didática das Línguas Estrangeiras e TIC (no Centro de Línguas)

Doutoramento

- Estudos Ibéricos e Mediterrânicos

Centro de Língua Portuguesa

O Centro de Língua Portuguesa/Camões, I.P. é um espaço de apoio logístico ao ensino, à aprendizagem e à investigação, bem como à dinamização cultural. O CLP funciona na Faculdade de Línguas, no campus Porte des Alpes.

morada:

Centro de Língua Portuguesa


Camões I.P., Université Lumière Lyon 2,  5 Av Pierre Mendès France, 69676, Bron Cedex, França

  • Partilhe